Formatos de ficheiros
Olá!! Estou aqui hoje, passado algum tempo, para vos trazer uma publicação sobre os formatos de ficheiros.
Compressão e técnicas de compressão:
Antes de mais, o que é a compressão? A compressão é o ato de reduzir o espaço ocupado num determinado dispositivo, retirando a redundância dos dados. Ou seja, reduz a quantidade de bytes precisa para representar um dado.
Nas técnicas de compressão existe a compressão com perdas e compressão sem perdas.
A compressão com perdas acontece quando a informação após a descompressão é diferente da original mas parecida. É utilizada para compactar áudio e vídeo.
Na compressão sem perdas a informação é comprimida e, ao descomprimir, a informação é recuperada. É utilizado quando é importante que a informação descompactada seja igual à original.
Formatos de ficheiros de imagem Bitmap:
BMP:
É um arquivo que descreve quantos pixels a imagem tem e qual é a cor de cada pixel. É um programa muito popular devido ao Paint.
GIF:
É conhecido pelos seus vídeos leves e repetitivos. Tem um formato de compressão sem perdas e é lido por muitos programas mas só tem suporte para um máximo de 256 cores.
JPEG:
Este formato divide a imagem em blocos de 8 por oito pixels, compara um a um dos 64 padrões existentes e determina o peso de cada um desses padrões em cada bloco. Tem um formato de compressão com perdas e reduzida resolução, pois
o tamanho do ficheiro é também ele reduzido.
PDF:
PNG:
Foi produzido para facilitar a troca de imagens na internet e usa a compressão para diminuir o peso dos arquivos. É um formato de compressão sem perdas pois a qualidade mantém -se.
TIFF:
É utilizado em aplicações de manipulação de imagem, tem elevada resolução de cores e é utilizado para impressão em alta resolução. Não abre em qualquer programa.
Espero que esta publicação vos tenha ajudado!! Até à próxima.
Webgrafia:
Comentários
Enviar um comentário